17 de setembro de 2012

Empresários argentinos vão discutir comércio bilateral na Fiesp

O governo argentino enviará a São Paulo, nesta terça-feira, missão empresarial comandada pelo secretário de Comércio Interior do país, Guillermo Moreno, para discutir o comércio bilateral de autopeças. Moreno e cerca de cem empresários irão se reunir na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), entidade visitada pelo argentino há cerca de quatro meses.

O intercâmbio comercial entre Brasil e Argentina teve forte redução neste ano, depois que a Argentina exigiu a apresentação de uma declaração por parte dos importadores que, na prática, significou a extensão do regime de licenças não automáticas para toda a pauta do país. Houve queda de 18% nas vendas do Brasil para o país de janeiro a agosto e de aproximadamente um terço disso das exportações argentinas para o mercado brasileiro. O setor automotivo representa aproximadamente 40% das vendas da Argentina para o Brasil e 30% das importações.

Segundo o embaixador do Brasil na Argentina, Enio Cordeiro, o comércio entre os dois países começou a se regularizar nos últimos meses, mas a previsão é que o fluxo do intercâmbio bilateral fique em torno de US$ 36 bilhões em 2012, o que significaria redução de 10%.

A viagem desta terça-feira será a segunda de uma série. No dia 1º de outubro um grupo de cem empresários argentinos dos setores de alimentos, autopeças,medicamentos e têxtil irão a Manaus, para reunião com empresários da Zona Franca. Em 15 de outubro, mais uma missão argentina irá à Fiesp, desta vez do setor farmacêutico. No próximo ano, segundo informou o embaixador argentino no Brasil, Luis María Kreckler à agência governamental Telam, cerca de 400 empresários dos dois países integrarão missão conjunta à Nigéria.

Fonte: Jornal Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário