11 de setembro de 2012

BNDES assina acordo para financiar exportações de máquinas brasileiras

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou, em comunicado, a assinatura de acordo com o Banco de la Província de Buenos Aires que permitirá financiamento de exportações brasileiras de máquinas e equipamentos para a Argentina.

A assinatura da parceria foi realizada nesta segunda-feira, com a presença dos presidentes do BNDES, Luciano Coutinho, e do banco argentino, Gustavo Marangoni. Segundo o informe do banco, o crédito será fornecido por meio da modalidade de apoio BNDES Exim Automático, na fase de pós-embarque. O BNDES informou que foi estabelecida linha de crédito de US$ 20 milhões ao banco argentino, e que os recursos poderão financiar importadores locais de máquinas e equipamentos produzidos no Brasil. Assim, “similar aos financiamentos concedidos pelo BNDES no Brasil por meio da linha Finame”, na avaliação do banco — linha está voltada para máquinas e equipamentos —, o Banco de la Provincia de Buenos Aires será um dos bancos credenciados do BNDES na Argentina, assumindo o risco do crédito do importador argentino.

De acordo com o comunicado, os desembolsos dos recursos serão realizados pelo BNDES, em reais, diretamente aos exportadores, no Brasil, que receberão o pagamento à vista logo após o embarque de suas mercadorias. “Nessas operações, não há remessa de recursos do BNDES para o exterior”, salientou o banco, em seu informe.

Na análise do BNDES, a parceria proporcionará instrumento de fomento do comércio entre o Brasil e a Argentina, e permitirá prospecção de novas oportunidades de cooperação financeira entre as duas instituições.


Fonte: Jornal Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário