2 de outubro de 2012

Publicada medida que sobe tarifa de importação de mais de cem produtos

O "Diário Oficial da União" traz nesta segunda-feira a lista com mais de cem produtos cujas tarifas de importação foram elevadas no início deste mês. O aumento vale por um período de 12 meses, de acordo com resolução da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

As novas alíquotas do Imposto de Importação variam entre 2% e 25%. A Camex justifica que a medida considera “decisão do Mercosul sobre ações pontuais no âmbito tarifário, por razões de desequilíbrios comerciais derivados da conjuntura econômica internacional”.

A lista envolve produtos de diversos setores entre plásticos, químicos, calçados, maquinário, entre outros. Na ocasião do anúncio da elevação do imposto, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a decisão visava proteger a indústria brasileira num momento de retração do comércio mundial.

“Está faltando mercado no mundo e os países exportadores vêm atrás do Brasil, um dos poucos mercados que cresce, e a nossa indústria está sendo prejudicada por isso", argumentou.

A elevação das tarifas provocou reação dos Estados Unidos, que há duas semanas enviaram carta ao Brasil pedindo que o país voltasse atrás no que considera sejam medidas protecionistas. Dias depois, na abertura da conferência anual da ONU, a presidente Dilma Rousseff rebateu as críticas dos EUA dizendo ser legítima a defesa comercial adotada pelo Brasil e outros emergentes.

No próximo dia 17, a Camex deve avaliar a elevação do imposto de importação de uma lista de mais cem produtos.


Fonte: Jornal Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário