8 de outubro de 2012

Ministro uruguaio diz agora que Venezuela fortalece o Mercosul

O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, recuou em relação às críticas sobre o ingresso da Venezuela no Mercado Comum do Sul (Mercosul) e disse que o país governado por Hugo Chávez fortalece o bloco econômico.

“Para nós o ingresso da Venezuela traz um benefício muito grande”, afirmou Almagro, que em julho, em entrevista a uma rádio uruguaia, havia dito que o governo do país era contra a entrada da Venezuela sem a sanção formal do Paraguai, que está suspenso do bloco em razão da deposição do presidente Fernando Lugo.

De acordo com o chanceler uruguaio, atualmente a Venezuela é o quarto maior parceiro comercial do país. “É um país que tem cooperado muito com o Uruguai.”

Almagro disse ainda que o Uruguai enviará representantes para acompanhar as eleições venezuelanas, que serão realizadas neste domingo. A senadora e primeira dama uruguaia Lucía Topolansky integrará a delegação do país. E o Brasil enviará o assessor especial da Presidência da República Marco Aurélio Garcia, confirmou o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota. “Temos confiança de que será um pleito plenamente transparente, democrático, em que a vontade do povo venezuelano se fará expressar da maneira mais livre possível”, afirmou Patriota.

Almagro esteve no Rio de Janeiro nesta sexta-feira para um encontro de trabalho com Patriota. A reunião ocorre no contexto da criação, em 31 de julho último, pelos presidentes Dilma Rousseff e José Mujica, do Grupo de Alto Nível Brasil-Uruguai, pilar do novo paradigma para a relação entre os dois países. Os chanceleres passaram em revista os principais temas da agenda bilateral e regional e trataram do andamento dos projetos prioritários para a integração Brasil-Uruguai.


Fonte: Jornal Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário