30 de julho de 2013

Centro de estudos aponta que exportações mundiais caíram 0,5% em maio


Aaron McKenzie Fraser/Bloomberg
Genebra 
O comércio internacional continua fraco e os últimos dados consolidados não dão margem a uma previsão de melhoras significativas proximamente.

Em volume, as exportações mundiais caíram 0,5% em maio, de acordo com o CPB, o Centro de Analise Econômica da Holanda, cujo levantamento é atentamente acompanhado pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
O volume de exportações das economias desenvolvidas continua abaixo do nível de antes da crise global. Por sua vez, as exportações da América Latina tiveram queda de 1,3% em maio, enquanto suas importações cresceram 0,9%.
Japão
Em valor, o comércio mundial caiu ainda mais, 1,2%. Ao mesmo tempo, o crescimento das exportações do Japão em junho aumentaram em iene, mas caíram quando medidas por dólar americano ou por volume.
“A desvalorização do iene, desde o ano passado, não parece ter reforçado a competitividade japonesa”, avalia Andrew Kenningham, da Capital Economics.
Zona do euro
As vendas externas dos países da zona do euro continuam fracas. A exceção é a Espanha, que vem de base baixa.
China
Já a China, maior nação comerciante do planeta, sofreu, em junho, seu pior resultado desde o começo da crise financeira global. Suas vendas caíram 3,1% comparado ao ano anterior, em dólar.
Economistas atribuem o resultado, em parte, ao ataque do governo contra o uso de transações comerciais para driblar controles de capital. Mas o fator principal é mesmo a persistência da fraca demanda global.
Analistas não veem nenhuma recuperação de exportações recentemente. Cedo ou tarde, a Organização Mundial do Comércio deverá revisar para baixo sua projeção de alta das trocas em 3,5% este ano.

Fonte: Jornal Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário