18 de junho de 2013

FIESP propõe ações para melhorar integração econômica do Brasil

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por meio do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex), lançou a chamada "Agenda de Integração Externa".

O documento propõe ações que devem ser tomadas para que o Brasil alcance uma maior inserção econômica e comercial no plano internacional, sejam no âmbito da integração extrarregional, parcerias econômicas ou negociações multilaterais.

A Fiesp defende que a integração com parceiros da Europa, América do Norte e com o Japão - referências em conhecimento científico e inovação - é fundamental para elevar o patamar de competitividade brasileiro. Ao mesmo tempo, entende que é necessário fortalecer as relações com o Mercosul e a integração física com os países sul-americanos.

Para que o país avance qualitativamente em sua política internacional, a "Agenda de Integração Externa" sugere acelerar tratativas para a conclusão de acordos de livre comércio, facilitar a mobilidade de mão de obra entre algumas nações e desenvolver missões comerciais focadas na atração de empresas de alta tecnologia.

Para o diretor-adjunto do Derex, Thomas Zanotto, o importante é ter acordos com países e regiões que integrem as empresas brasileiras às cadeias globais e que sejam fonte de investimentos e parcerias tecnológicas.

A Agenda de Integração Externa traz ainda propostas de cooperação com a África; de exportação para os BRICS [grupo de cooperação formado por Brasil, Rússia, Índia e China) e à África do Sul] e outros mercados relevantes; e de acordos para evitar a dupla tributação internacional.


Fonte: Agência Indusnet Fiesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário