24 de maio de 2013

América Latina tem pior desempenho no comércio global no 1º trimestre

As exportações e importações da América Latina tiveram o pior desempenho entre todas as regiões no primeiro trimestre, segundo o CPB, centro de Pesquisa Econômica da Holanda, cujas cifras normalmente ficam próximas daquelas da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Kristian Helgesen/Bloomberg
Centro diz que exportações cresceram entre as nações desenvolvidas
Em março, o comércio mundial em volume cresceu 0,2%, comparado a queda de 1,1% em fevereiro. No primeiro trimestre, as trocas globais aumentaram 0,7%, no mesmo ritmo do ultimo trimestre de 2004.
Por sua vez, a produção industrial global subiu 0,9% no primeiro trimestre, após alta de 0,4% registrada no trimestre anterior.
Pelos dados preliminares do CPB, que podem depois ser revisados substancialmente,  as exportações cresceram do lado das economias desenvolvidas no primeiro trimestre. Por sua vez, as importações aumentaram no lado dos emergentes, como resultado de maiores vendas pelo Japão e por economias da zona do euro.
As exportações japonesas foram turbinadas por um iene desvalorizado. Suas vendas subiram 1,5% em volume, mas declinaram 7,2% em valor comparado ao trimestre anterior.
O desempenho da América Latina foi o pior nas exportações em volume entre janeiro e março, com contração de 1,5%, depois de alta de 1,4% no trimestre anterior. Em valor, as exportações da região caíram 1,3%, após alta de 1% entre outubro e dezembro.

Fonte: Jornal Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário